terça-feira, fevereiro 19, 2008

Não, não vi a entrevista do Pinto de Sousa: estive a ler.

A talho de foice, aproveito a oportunidade para alertar aqueles que usam apodar o actual primeiro-ministro de arrogante e autoritário que cometem um erro e apenas lhe inflamam o ego.
Querem ver?
Cito Eça, na Ilustre Casa de Ramires:

«Porque, enfim, Gouveia, eu, nas minhas Correspondências para a Gazeta do Porto, tenho sido feroz com o Cavaleiro!
João Gouveia parou, de bengala ao ombro, considerando o Fidalgo com um sorriso divertido:
- Nas Correspondências? Que tem você dito nas Correspondências? Que o Sr. Governador Civil é um déspota e um D. Juan?... Meu caro amigo, todo o homem gosta que, por oposição política, lhe chamem déspota e D. Juan. Você imagina que ele se afligiu? Ficou simplesmente babado!
O Fidalgo murmurou, inquieto:
- Sim! Mas as alusões à bigodeira, à guedelha...
- Oh! Gonçalinho! Belos cabelos anelados, belos bigodes torcidos não são defeitos de que um macho se envergonhe... Pelo contrário! Todas as mulheres admiram. Você pensa que ridicularizou o Cavaleiro? Não! anunciou simplesmente às madamas e meninas, que lêem a Gazeta do Porto, a existência de um mocetão esplêndido que é Governador Civil de Oliveira.
»
Ora, o Pinto de Sousa, que eu acho muito acanhado e com nenhum à-vontade, não usa da má-educação além do que é de presumir restar do manejo das portas de serviço que separam o estirador da mesa do poder. Porquê chamar-lhe, então, autoritário ou arrogante? É apenas incompetente.
Quem anda a promover o gauche, o canhestro Sousa a mocetão esplêndido?

Sem comentários: