quarta-feira, dezembro 19, 2007

CONTRA A ESTUPIDEZ:

http://www.petitiononline.com/naoacord/petition.html


Mas, se considerarmos que ser contra o tratado é errado, ainda assim havia ele de ser assinado apenas após os actuais membros do governo e - porque não? - o Presidente da República, se terem sujeitado a um ditado, segundo as regras ortográficas vigentes.
Quando todos tivessem zero erros, falava-se então neste assunto - que, a sério, acho não existiria se os países que nele insistem não se contassem entre os mais ignorantes do mundo.
Sobre isto - que já é muito-, o que ainda mais me irrita é que toda esta insensatez é uma graçola francesa que começou em Voltaire - e dos positivistas franceses! -, a da ortografia como transcrição fonética, o que, claro está, eles não puseram em prática na douce France... A coisa começou a ser propangandeada aqui, nos finais do séc. XIX como meio para facilitar o ensino... e teve os graves resultados que hoje se vêem, a dilaceração de um idioma, da sua congruência.
O que farão eles com a matemática - onde Brasil e Portugal são vergonhosamente inaptos ? Ainda veremos o dia em que, por tratado, será decidido que, no espaço lusófono 2+2 poderá ser igual a valores de 3,5 a 4,5 ou outros julgados mais conformes com os interesses nacionais e altos desígnios dos signatários?

Agora, aqui para nós... compreendo que a ideia do tratado ortográfico tenha muitos seguidores: é um dislate que parece talhado à medida do desmiolamento e analfabetismo nacionais que combina o culto do gratuito com as crendices que do mau catolicismo rural se transferiram para a diva lei - conforme é de esperar de gente que não sabe nem contar nem escrever.

Sem comentários: