segunda-feira, outubro 22, 2007

A mais pequena contrariedade serve, sobretudo, para desmoronarem sobre o próximo o que lhes vai pela alma: sentem-se no direito de gozarem de imediato os benefícios da modalidade rústica, tagarela e lamentosa, que lhes cabe dos 15 minutos de fama.
Ao contrário, as educações sem concessão à pieguice produzem exemplos de contenção e a conversa, edificada na elipse, sem botaréus, atinge, entre a ironia e a vertigem, as alturas da mais terna e impossível comoção.
Sei que é assim. Por isso, quando telefonei, não esperava senão o tom tranquilo e acolhedor da anfitriã experiente que aproveita a pausa no croquet para trocar duas palavras amáveis com um recém-chegado ao jardim. Mas, não me lembrava já da absoluta ausência de falhas, da perfeição dilettante e implacável.
"Sabe, não esperava estar tão bem disposta", disse-me, atribuindo ao acaso o que é a elegância da impessoalidade pura, aquela que é feita de partículas de vero e bem humorado desinteresse por tudo - ou grande parte - do que nos diz respeito.
Pourvu que ça dure, o subversivo, fatalista mote que adoptou, entre risos, há já tanto tempo.

Sem comentários: