quarta-feira, dezembro 01, 2010

O «acordo ortográfico»
Carta a Jaime Gama

Propõe-se este texto, que pode ser copiado e colado aqui
http://www.parlamento.pt/sites/PAR/PA...
Texto:
Exmo. Sr. Dr. Jaime Gama,
Presidente da Assembleia da República


Na edição de 30 de Novembro, o jornal «Sol» noticiava que V. Exia. desejava que o Parlamento começasse a aplicar a partir de 2012 aquilo a que se convencionou chamar «acordo ortográfico».
Estranha-se tal pressa! Quando V. Exia. já exercia o cargo que exerce hoje quando a esse Parlamento foi apresentada uma Petição assinada por mais de 100 000 portugueses demonstrando o seu total desacordo com o que, ao arrepio dos portugueses, se preparava.
Estranha-se ainda tal pressa quando a Comissão Parlamentar de Ética,Sociedade e Cultura recomendou que o plenário devia apreciar a Petição e considerou que o «Acordo Ortográfico enferma de vícios susceptíveis de gerarem a sua patente inconstitucionalidade», para além de considerar que «as preocupações e os alertas dos peticionários devem ser tidos em conta, do ponto de vista técnico e político, a curto e a médio prazo».
Esta recomendação, apesar da sua gravidade, parece não ter ocasionado da parte de V. Exia. qualquer actividade que levasse a uma efectiva discussão nesse Parlamento de tão grave assunto, mais estranha tornando a pressa evidenciada agora por V. Exia. em começar a usar uma
ortografia que centenas de milhares de portugueses clara e expressamente repudiam.
Assim sendo, e num período de tão grave crise nacional, a apressada diligência de V. Exia. corre o risco de se tornar num daqueles actos que fazem com que a democracia portuguesa esteja cada vez mais enfraquecida e que seja cada vez mais fundo o fosso que separa os cidadãos dos
seus representantes.
Venho por isso, como Português, exigir que o «acordo ortográfico» seja discutido com serenidade e sem pressas pelo plenário dessa Assembleia, com a publicidade que o assunto merece.
Com os melhores cumprimentos,
Ate.
a)

Sem comentários: