sábado, março 14, 2009

Fui ao Ephemera (JPP está de parabéns pela boa ideia, que lhe faz honra) e dei com o Soldado Vermelho, um jornal do Partido Comunista para os praças. O exemplar on line é de 1935 e, entre outras coisas curiosas, alerta para uma guerra que Salazar estaria a preparar, mas sem dizer porquê nem contra quem. Dei por mim a sorrir e a pensar que objectivamente, é incrível, mas os soldados portugueses estavam bem mais a salvo dos inimigos externos e internos do que os soviéticos, para me sentir, logo de seguida, vexado por aquele é incrível. Porque seria incrível? Há alguma dúvida sobre a natureza do regime comunista? Tenho alguma dúvida? Não tenho, ora essa!
Quase incrível - e igualmente assustador - é perceber como a linguagem do Soldado Vermelho é, ainda, actual muito próxima da usada nos nossos dias pelo governo no que a realidades outras toca, e ao recurso para esse e outros fins, à velhinha má fé (hoje, VPV notava que o PS se servia de métodos típicos do PC com Manuel Alegre), pelas esquerdas e, em geral, por qualquer português que continue a sucumbir à facilidade desonesta de apelar à inveja para justificar as nossas misérias, sempre injustificadas e sempre culpa d'eles.

Sem comentários: