sábado, outubro 06, 2007

A suavidade deste dia, a suavidade deste dia! Que perfeito dia de Outono!

Deixado o o meu agradecimento ao Irmão Outono - anteontem, 4, foi dia de S. Francisco de Assis - fale-se do nosso médico Dr. Menezes.
O Doutor Vasco Pulido Valente explica os perigos do populismo e, sim, com certeza que tem razão. Acontece, porém, que o perigo de uma ditadura está, por enquanto, afastado e o actual poder, o actual governo, tem como principal ocupação a publicidade, usando do pior populismo; e, incapaz de nos pôr a par com o resto da Europa, inábil, medíocre, limita-se a meter-nos a mão no nosso bolso em termos que se aproximam do insuportável.
O Dr. Menezes é perigoso? Talvez. Mas o Pinto de Sousa não o é menos. Para o nosso bolso e para a democracia.

1 comentário:

PMS disse...

Vasco Pulido Valente: Publicou ontem um artigo no público sobre o populismo. Chama a populismo a possibilidade de, dentro do PSD, serem as concelhias a escolher os seus candidatos à presidencia, às camaras municipais, ao parlamento europeu.

Nos últimos 30 anos, os portugueses
(dentro ou fora dos partidos) não tiveram oportunidade senão escolher entre 2 personalidades (do PS ou do PSD) para primeiro ministro, personalidades essas escolhidas por uma "elite". Elite essa que se auto-seleccionava.

Agora, os candidatos a PM são seleccionados por um método democrático. Vasco Pulido Valente diz que isto vai resultar em ditadura. Um sistema em que alguém decide tudo. Não explica porquê. Já a um sistema em que uma oligarquia partidária detem todo o poder, chama democracia. Curioso, pensei que essa tinha sido a definição de ditadura.

Recomenda-se um dicionário de ciencia política. Ou um pouco mais de fé na democracia.