sábado, dezembro 20, 2008

Entro no Público e leio o artigo de Pacheco Pereira: é refrescante ver alguma coisa escrita sem o acompanhamento desta ignorância do Portugal de hoje, que encontramos por todo o lado, desde os  preâmbulos de algumas leis até aos blogs - para não falar já dos «jornalistas». 
Esta gente não leu.

À saída do Público, vi fotografias do novo museu do Douro. O retrato - ou a reprodução - daquele que Lawrence fez da Rainha D. Maria II. A Rainha tem ligações ao Douro, muito deveu aos portuenses, mas a soberana que mandou fazer obras de real  importância para a navegabilidade do Rio Douro foi a bisavó, a Rainha D. Maria I, em finais do Séc. XVIII.  Por isso mesmo, a Ponte Dona Maria no Porto é Dona Maria I e não, creio, Dona Maria Pia, que apenas a inaugurou*. Será que confundiram tudo? Seria congruente com o resto, este clima de sketch falhado que vivemos.

*Estas coisas  iam-se aprendendo, sem esforços, enquanto se esperava o lanche ou naquela meia hora morta antes do jantar.  Será que agora não lancham e se janta mais cedo?

Sem comentários: