segunda-feira, janeiro 29, 2007


Depois de saber tudo sobre Masson, descobri ontem que Miss Pearls era bibliotecária. Percebi o porquê de um blog aparentemente tão - uhm, como dizer? - sensato e recatado, emanar uma carga erótica tão... tão intensa, tão Cancioneiro Geral, uma licenciosidade delicada e perturbantemente gótico-manuelina. Fiquei a saber, mas ainda não me recompus verdadeiramente.

2 comentários:

M Isabel G disse...

"tão Cancioneiro Geral, uma licenciosidade delicada e perturbantemente gótico-manuelina"

E porque não "tão Arcada Lusitana ,Renascentista ou mesmo Art Déco"???
:)

impensado disse...

Para ser totalmente franco, devo confessar que há qualquer coisa de coff, coff, arbitrário no meu post, mas Art Déco, não. Não sei porquê, mas não. Os «coup de fouet» demasiado de «efeito»? Por outro lado, Renascença * faz-me lembrar a monotonia da corte francesa nos dias de Mme. de Maintenon - o tédio é uma moda tão difícil e exigente! - com tanta coisa agradável da renascença e é só do que me lembro, já é azar. Quanto aos Árcades ficaria sempre na dúvida se os primeiros ou os segundos. Há um lado Correia Garção no Miss Pearls ou é uma desenvoltura Agostinho de Macedo que perdura? Seria embaraçoso investigar...
O gótico tem justificação: alio bibliotecas e «librarians» ao revivalismo gótico em que forma construídas algumas daquelas bibliotecas que vejo nos filmes.
Agredeço muito o seu comentário, foi o primeiro (tinha inaugurado os comentários horas antes).
* Sim, escrevi assim mesmo, mas o barroco francês é "a contre-coeur" e em Versailles não há parede ou muro que não suspire secretamente por uma calma e serena pompa clássica.