quinta-feira, julho 28, 2011

Como colocar a questão?

Dir-se-ia que na narrativa da acção do governo começa a sentir-se a falta de um correlativo objectivo para o optimismo popular.

segunda-feira, julho 18, 2011

Se quiser fundar um club de anti-fans, creio que tenho todas as condições para ser sócio honorário.
A propósito do artigo de Miguel Esteves Cardoso de hoje, sobre a decadência da escrita à mão - que o estado de Indiana quer deixar de ensinar! - lembro-me de ter decidido escrever com a minha velha caneta, herdada de meu Pai, alguns posts. Não foi a coisa avante porque entre escrever e digitalizar e publicar ia um trabalho injustificado pelo escrito em si e que, por isso, me fazia correr o risco de passar por pretensão o que que era mera saudade de escrever com tinta permanente.
Pequenas cobardias de que me arrependo. Valha-me que ideia e renúncia, tudo foi do começo deste blog, e quando o comecei era novo e estouvado.

quinta-feira, julho 14, 2011

Le 14 Juillet.
O estado iluminista traduziu-se na instituição do terror de estado e no genocídio.
A metáfora surge da gastronomia: este país (e até a Europa - que digo? O hemisfério norte!) parece que deslaçou, como um molho.

sábado, julho 09, 2011

A classificação da Moody's produziu um estremeção de indignação no País. Já não era sem tempo, um sinal de vida, fosse pelo que fosse. Foi a propósito do downgrade da dívida portuguesa - que me apresso a conceder tenha sido feito com vilíssimas intenções. Pena que a reacção, ao invés de se traduzir em declarações firmes de mudança de vida, se fique pelas vociferações e esbracejares patéticos, a fazer lembrar as eructações patrióticas por alturas do Ultimatum.

A realidade, tal como a descreve um filho de um amigo meu, criança avisada que faz o seu doutoramento lá fora, é esta:

«Imagine a country whose government didn't run a single budget surplus since (at least) 1976; for that matter, suppose the deficit was never below 2% of GDP; in the period 2001-2010, annual growth for this country averaged approx. 0.5% (corresponding to the 158th best performance worldwide); this country is likely to be the only one to be in a recession in 2012 worldwide. Imagine the story is even more complicated than this. Shouldn't rating agencies warn investors about the risks of buying bonds from such a country?»

Alguma dúvida?

quinta-feira, julho 07, 2011

A pátria posta em sossego

O governo, as instâncias, grande parte do país, tudo estava

Naquele engano da alma, ledo e cego,
Que a fortuna não deixa durar muito,

E a Moody's, encarnação disruptiva da inocência (um dos nossos mais escandalosos luxos, a inocência).


A questão, porém, é que a pátria há muito era insolvente.

quarta-feira, julho 06, 2011

Não é muito agradável, mas tinha-me antecipado à Moody's no downgrade.

Ainda não houve uma medida - ou anúncio dela - que permita dizer - ou apenas sentir que "isto mudou".

Da ortografia aos impostos, é bem reconhecível o Estado pletórico do tempo do d'El-Rei, o Senhor D. José I.

Esperemos pela Viradeira.

sexta-feira, julho 01, 2011

AVISO


Entrando hoje o governo na plenitude das suas funções, avisam-se os Senhores Leitores de que este blog passa, como habitualmente, à oposição*.


* talvez um pouco à contre-coeur, desta vez, mas oposição.